O PROBLEMA DA IGUALDADE JURÍDICA: UM ENFOQUE FILOSÓFICO-JURÍDICO SOBRE A ADPF 186 E O SISTEMA DE COTAS RACIAIS NO BRASIL
Palavras-chave:
cotas, raça, igualdade, justiçaResumo
O presente trabalho aborda a ação afirmativa na modalidade das cotas raciais nas universidades públicas do Brasil. Conceitua-se a justiça, trazendo o entendimento do termo para diversos autores. Ademais, relaciona-se justiça e igualdade, apresentando o viés da material e formal do princípio constitucional. Explora-se filosófico e juridicamente os temas do debate sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 186. Analisa-se o caso emblemático, apresentando as motivações do autor da ação, bem como a linha de defesa da ré. Ainda, explicita-se a fundamentação utilizada por cada Ministro do STF no acórdão do referido caso, sendo descortinados os argumentos que levaram a sua improcedência. Por fim, dá-se uma análise crítica dos argumentos que levaram a improcedência da ADPF 186.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.