POR UMA TEORIA DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE
Palavras-chave:
educação, justiça, equidade, liberdade, igualdade de oportunidades, justiça social, cosmopolíticaResumo
A colocação de uma teoria da justiça como equidade se justifica sob a perspectiva de elaboração de um modelo teórico que permita a articulação de reflexões e intervenções sociais objetivando o exercício das liberdades individuais e das igualdades de oportunidades no acesso aos bens sociais diferentes que, ideologicamente, os legitimam para apropriações desiguais e arbitrárias dos bens socialmente produzidos. Sob uma teoria de justiça como equidade, estes casuísmos sociais são contingentes e, submetidos aos princípios da liberdade e da igualdade de oportunidades, devem ser combatidos pelo ordenamento legal e jurídico, sob pena de perpetuação da dominação de muitos por poucos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.