A CIDADANIA EM ATENAS NO SÉC. V. A.C. E NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Palavras-chave:
história, cidadania, Atenas, Constituição de 1988, revoluções liberaisResumo
O presente artigo versa sobre o conceito de cidadania e de que forma ele se modificou no decorrer da história da humanidade. Foi adotado mais especificamente em dois momentos históricos. O primeiro deles em Atenas no século V a.c., destacando portanto a cidadania sob o ponto de vista aristotélico. O segundo momento é o Brasil e sua Constituição Cidadã no ano de 1988. Entre estes dois momentos não pudemos deixar de esquecer a importância de revoluções liberais, tais como: a Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, que representaram o início da mudança no conceito de cidadania contemporâneo. O que na Antiguidade era um conceito excludente, no século XX passou a ser um conceito universalizante a partir da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.