VOTO NO BRASIL: DEMOCRACIA OU OBRIGATORIEDADE?
Palavras-chave:
voto, voto obrigatório, voto facultativo, liberdade, igualdade, democraciaResumo
O voto é uma expressão de confiança, que se coaduna com a essência de democracia e, por se tratar de uma forma de escolha, deveria ser de exercício facultativo. A tendência é que muitos países do mundo flexibilizem o voto, atualizando-o conforme os preceitos democráticos, tornando seu exercício facultativo, para que seja mais que o exercício puro da cidadania e se torne verdadeiro instrumento de mudança social. A facultatividade do voto condiz mais com a ideia de democracia e com o princípio da liberdade outorgado à pessoa humana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.