O ENSINO JURÍDICO: PEDAGOGIA DA DESILUSÃO
Palavras-chave:
educação, ensino jurídico, automatização, discurso versus prática, ensino como mercadoria, qualidade, tendências pedagógicasResumo
Debruça-se o presente artigo, sobre questões pertinentes à educação jurídica. Em sua primeira parte, traça-se um mínimo histórico possível das principais correntes pedagógicas influentes no ensino brasileiro como um todo, tendo por fio condutor a questão da qualidade, para demonstrar como tal categoria aparece menos como algo que visa a construção da pessoa, e mais como produto das renovadas demandas do capital. Este primeiro momento afigura-se pressuposto sine qua non para discussões mais aprofundadas e estritas ao ensino jurídico, algo a que é dedicada a segunda metade do trabalho, em que se trata da dissonância entre o mascarador discurso sobre o direito ante sua prática, o que nos levaria à desilusão. Diante deste quadro, aponta-se para a emergencial necessidade da erupção de um combate à "automatização" dos cursos jurídicos que se dá na atualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.