A CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA
Palavras-chave:
consciência, regime disciplinar, ser-no-mundo, direito, éticaResumo
O homem nasce como indivíduo, mas precisa constituir-se como cidadão de forma a atribuir um sentido em sua vida, visto que só consegue reconhecer a si próprio quando confrontado com o outro. É essa confrontação que vai determinar sua singularidade, sua identidade. Mas aqui surge o primeiro problema: como fazer com que essa singularidade não seja apenas uma colocação ideológica, uma submissão a determinadas práticas sociais de dominação - enfim, uma mera ilusão. Para que tal não ocorra, é de fundamental importância a questão do direito como ética e justiça, e da educação como caminho para plena realização da vida, condições de possibilidades necessárias e conexas na constituição de uma consciência crítica e convicta, tendo como consequências diretas as responsabilidades pelas escolhas feitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.