ENSINO JURÍDICO: OBSTÁCULOS PARA A RENOVAÇÃO

Autores

  • Ariane Fernandes Tunes Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.
  • Karina Alves Martini Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

ensino jurídico, dogmática jurídica, poder, crise, educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo constatar, explorar e com certas limitações, compreender a crise pela qual passa o ensino em nossas faculdades de Direito. A partir de situações observadas em sala de aula, tenta desvendar o tema analisando a influência resultante da interação de alguns elementos, tais como a conduta dos professores no processo de aprendizagem, o modo de avaliação e a didática empregados, a relação de poder existente entre os membros do corpo docente e do corpo discente, e, como consequência, a padronização de comportamentos atrelada ao conservadorismo. Este processo pode ser compreendido como parte da crise que o Direito enfrenta desde a metade do século passado, que tem, como uma possível explicação, a própria dogmática jurídica. No entanto, para além das explicações, o artigo pretende questionar e fomentar reflexões sobre o atual sistema em que se insere o ensino jurídico.

Biografia do Autor

Ariane Fernandes Tunes, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Aluna do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Karina Alves Martini, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Aluna do 3º ano da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Downloads

Publicado

26/08/2015

Como Citar

Tunes, A. F., & Martini, K. A. (2015). ENSINO JURÍDICO: OBSTÁCULOS PARA A RENOVAÇÃO. Caderno De Iniciação Científica, (5). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/780

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)