EDUCAÇÃO TECNICISTA. ESPECIALIZAÇÃO OU ALIENAÇÃO?
Resumo
Este artigo visa proporcionar um estudo sobre o ensino tecnista, matéria que vem sendo apontada por grande parte das propagandas político partidárias, como a solução para a questão educacional. Questão esta que representa a educação como a culpada pela falta de mão-de-obra qualificada, no mercado de trabalho, fazendo com que este sofra com o déficit de especialistas. Pretende-se analisar o caráter tecnista sob a óptica de uma ideologia que impõe à alienação perante a especialização. Uma vez que o ensino técnico gera uma especialização superficial, rápida e de menor custo, que, porém, é suficiente para inserir o indivíduo no mercado de trabalho e o manter subordinado ao Estado, que por sua vez necessita garantir à alienação, exercida por meio da noção de efetiva especialização que bloqueia a possibilidade de emancipação do juízo crítico e que garante ao Estado maior controle sobre a massa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.