A FDSBC E O CENÁRIO REGIONAL DO ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL
Palavras-chave:
relações internacional, globalização, mercado de trabalho, a nova ordem jurídica internacional, especialização em direito internacional.Resumo
Os acontecimentos diários, estejam eles relacionados à cultura, à economia, à arte ou ao entretenimento, estão, em alto grau, envoltos pelo fenômeno que correntemente se denomina "globalização". Apresenta tal constatação aspectos empíricos que tornam inexorável a formação de uma sociedade transnacional ou, em termos mais especificamente jurídicos, uma Sociedade Internacional, com características de não segregação de povos, culturas, crenças religiosas ou língua e com os Estados Nacionais formalmente igual e sem órgãos superiores a eles.
Nesse novo cenário de convivência entre nacionais de diferentes concepções de mundo, o Direito apresenta como disciplina indispensável à mediação de soluções legítimas e coerentemente articuladas nos conflitos eventualmente suscitados, soluções essas aptas e capazes de estabelecerem regras de convivência aceitas e respeitadas por todos. E é tomando como ponto de partida essa nova realidade que a Faculdade de Direito de São Bernardo, por estar situada numa região com elevado número de empresas transnacionais, ocupa uma posição privilegiada para desempenhar uma forte atuação social, educacional e de pesquisa na área de Direito Internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.