A PRESCRIÇÃO NO DIREITO DO TRABALHO - ESTUDO DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO RELATIVAMENTE ÀS RELAÇÕES DE EMPREGO INDIVIDUAIS, NO ÂMBITO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988
Palavras-chave:
prescrição, Constituição Federal, conceito, princípiosResumo
Análise do instituto da prescrição sob a perspectiva da Constituição Federal de 1988 com o intuito de demonstrar a importância do instituto nas relações laborais. Utilizou-se prevalentemente o método dedutivo, na forma qualitativa, quanto à definição dos conceitos, dos fundamentos e dos pressupostos. O método comparativo foi utilizado na análise das interpretações do sistema. Conclui-se que, a partir do conceito da prescrição e do sopesamento dos valores inscritos na Carta Magna, é necessária uma leitura dos princípios constitucionais à luz dos preceitos iluminadores do direito do trabalho. Sobressaem os enunciados proferidos na 1ª Jornada de Direito Material e Processual na Justiça do Trabalho e a possibilidade do uso das normas internacionais emanadas pela Organização Internacional do Trabalho, ainda não ratificadas pelo Brasil como fontes do direito do trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.