MOBILIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO E NOVAS PERSPECTIVAS DE CARREIRAS JURÍDICAS

Autores

  • Ana Paula da Silva Brito Prata Escola da Magistratura do Paraná.
  • Andreza Gomes dos Santos Graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)
  • Sheila Maria Silva Pugliesi Graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)
  • Solange Cibele Martins Graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)
  • Thais Martins Dias Graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC)

Palavras-chave:

advocacia de causa, estratégias, carreira jurídica, direitos humanos

Resumo

A partir de uma análise preliminar da advocacia de causa no Brasil, o artigo aborda as estratégias empregadas por profissionais de direito na mobilização de organizações civis em torno de duas demandas. Argumentamos que esses profissionais aliam à sua expertise uma nova concepção da carreira jurídica, distinta da carreira típica do mundo jurídico, revelando um profissional que, antes de ser comprometido com a lei, é comprometido com a causa da organização na qual atual. Assim, do ponto de vista do fenômeno legal, o papel do direito é ampliado para a construção de novas identidades e é considerado como recurso ético e político para a transformação social. No entanto, do ponto de vista da dinâmica do público-alvo, as estratégias legais e políticas encetadas por tais profissionais podem mantê-lo (ao público-alvo) na condição de dependência de mecanismos que viabilizem o acesso efetivo aos seus direitos em razão de seu desconhecimento dos procedimentos próprios do universo legal.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Brito Prata, Escola da Magistratura do Paraná.

Graduação na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2009. Especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná, em 2011.

Downloads

Publicado

26/08/2015

Como Citar

Prata, A. P. da S. B., Santos, A. G. dos, Pugliesi, S. M. S., Martins, S. C., & Dias, T. M. (2015). MOBILIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO E NOVAS PERSPECTIVAS DE CARREIRAS JURÍDICAS. Caderno De Iniciação Científica, (6). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/779

Edição

Seção

Artigos