DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN
Palavras-chave:
Estado Democrático de Direito, crescimento econômico, desenvolvimento econômico, direitos políticos, liberdades civis.Resumo
No mundo contemporâneo, uma das principais metas dos governantes (e um dos principais desejos dos governados) é a geração de riquezas através do desenvolvimento econômico. Porém, será que esse objetivo é compatível com a democracia ou, para que ocorra o desejado crescimento, é necessário que direitos básicos e liberdades civis sejam deixados de lado? Em um mundo tão caracterizado pelo individualismo econômico, haverá espaço para a política e o agir coletivo?
Sobre esses questionamentos o presente artigo discorrerá, analisando primeiramente a evolução histórica do Estado Democrático de Direito. Na segunda parte, será verificado como a economia adquiriu a grande importância que tem hoje para a gestão da coisa pública, para, posteriormente constatarmos como a teoria econômica atual entende o comportamento humano. Finalmente, no quarto ponto será apresentada a contribuição do filósofo e economista, ganhador do prêmio Nobel Amartya Sen para o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.