DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN

Autores

  • Leonardo Monteiro Sappak Graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

Estado Democrático de Direito, crescimento econômico, desenvolvimento econômico, direitos políticos, liberdades civis.

Resumo

No mundo contemporâneo, uma das principais metas dos governantes (e um dos principais desejos dos governados) é a geração de riquezas através do desenvolvimento econômico. Porém, será que esse objetivo é compatível com a democracia ou, para que ocorra o desejado crescimento, é necessário que direitos básicos e liberdades civis sejam deixados de lado? Em um mundo tão caracterizado pelo individualismo econômico, haverá espaço para a política e o agir coletivo?

Sobre esses questionamentos o presente artigo discorrerá, analisando primeiramente a evolução histórica do Estado Democrático de Direito. Na segunda parte, será verificado como a economia adquiriu a grande importância que tem hoje para a gestão da coisa pública, para, posteriormente constatarmos como a teoria econômica atual entende o comportamento humano. Finalmente, no quarto ponto será apresentada a contribuição do filósofo e economista, ganhador do prêmio Nobel Amartya Sen para o tema.

Biografia do Autor

Leonardo Monteiro Sappak, Graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo em 2005. Integrou o grupo de estudo "Ideologia e Direito", coordenado pelo professor Mauro Luis Iasi.

Downloads

Publicado

23/09/2015

Como Citar

Sappak, L. M. (2015). DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN. Caderno De Iniciação Científica, (4). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/796

Edição

Seção

Artigos