A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL E A FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO
Palavras-chave:
Princípios do novo Código Civil, constitucionalização do Código Civil, direito contratual, sociologia jurídica, cláusulas gerais, função social do contrato, boa-fé objetiva.Resumo
Neste trabalho dedicamo-nos ao estudo dos princípios positivados pelo nosso novo Código Civil que, neste ano, comemora o seu quarto aniversário. Tais princípios são os da Eticidade, da Operabilidade e da Socialidade. Com base nesses princípios, efetivou-se a função social do contrato, por meio de ferramentas, como a interpretação dos contratos pela via da boa-fé objetiva e das cláusulas gerais. Tais institutos permitirão ao Código que seja sempre atual, que sempre atenda à dinâmica social e a econômica por ser um sistema aberto. Temos então, um direito que se antecipa às mudanças socioeconômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.