SALÁRIO MÍNIMO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CONSTITUCIONAL
Palavras-chave:
Constituição, efetividade, necessidades, salário mínimoResumo
O presente artigo visa analisar a situação do salário mínimo vigente no Brasil, bem como a compatibilidade deste com o texto constitucional. Sabe-se que a Constituição de 1988 assegura a cada trabalhador um salário mínimo capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e de sua família, de modo a prestigiar a dignidade da pessoa humana. A relação entre o Direto e a efetividade de suas normas é indispensável na análise aqui proposta. Neste sentido, propõe-se a seguinte pergunta: o valor vigente do salário mínimo satisfaz às exigências constitucionais? A resposta que este artigo oferece foi produzida a partir de método dedutivo e de pesquisas bibliográficas e documentais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.