DIGNIDADE HUMANA E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

Autores

  • Raimundo Simão de Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

DIGNIDADE HUMANA

Resumo

Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (Lei 6.938/81, art. 3º, inciso I).

Biografia do Autor

Raimundo Simão de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2004). Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2001). Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Especialista em Negociação Coletiva e Conflitos Coletivos de Trabalho pela OIT (1996). Advogado e Consultor jurídico. Procurador Regional do Trabalho aposentado. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Autor das obras, "Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador", "Ações acidentárias na Justiça do Trabalho", "Processo Coletivo do Trabalho" e "Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho", entre outras.

Referências

ALVES, Cleber Francisco. O principio constitucional da dignidade da pessoa humana: o enfoque da doutrina social da igreja. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

BUEN, Nestor de. O Estado do Mal-Estar. Revista LTr: São Paulo: LTr, ano 62, no 5, p. 612/ 618, 1998.

DUPAS, Gilberto. Etica e poder na sociedade da informação. São Paulo: UNESP, 2000.

FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de. Direito Ambiental e a saúde dos trabalhadores. São Paulo: LTr, 2000.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2000.

______; RODRIGUES, Marcelo Abelha. Manual de Direito Ambiental e legislação aplicável. 2. ed. São Paulo: Max Limonad, 1999.

GIVRY, Jean de. A humanização do ambiente de trabalho: a nova tendência na proteção do trabalhador. In Tendências do Direito do Trabalho contemporâneo. São Paulo: LTr, v3, p. 7/15, 1980.

HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Responsabilidade pressuposta. Tese de Livre Docência. São Paulo: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), 2002, 364 p.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental brasileiro. 7. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.

MELO, Raimundo Simão de. Responsabilidade civil por danos ao meio ambiente do trabalho e à saúde do trabalhador. Tese de doutorado. São Paulo: Pontificia Universidade Católica [PUC/SP], 2004, 301 p.

OLIVEIRA, Sebastião Geraldo de. Proteção jurídica à saúde do trabalhador. 2. ed. São Paulo: LTr, 1998.

PADILHA, Norma Sueli. Do meio ambiente do trabalho equilibrado. São Paulo: LTr, 2002.

REVISTA DA FUNDACENTRO. São Paulo: ano 1, n. 1, ago. 1997.

REVISTA VEJA. São Paulo: Abril cultural, ano 33, n. 26, jul. 2000.

RIBEIRO, Herval Pina. A violência oculta do trabalho - As lesões por esforços repetitivos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MEC NICAS E DE MATERIAL ELÉTRICO DE OSASCO. Vítimas dos ambientes de trabalho - Rompendo o silêncio. Osasco (SP), 2000.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Direitos humanos e meio ambiente - paralelo dos sistemas de proteção internacional. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1993.

Downloads

Publicado

18/08/2015

Como Citar

Melo, R. S. de. (2015). DIGNIDADE HUMANA E MEIO AMBIENTE DO TRABALHO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 10. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/410

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.