A MONOGRAFIA JURÍDICA: LIVRO, ARTIGO OU GAVETA?
Palabras clave:
Universidade, Metodologia Científica, Produção Acadêmica, Política Universitária, Liberdade de Expressão, ÉticaResumen
A prática da monografia jurídica tende a ser vista como indicativo da qualidade ou evolução acadêmica de cursos jurídicos, alunos e professores de direito. Vista às pressas e de fora, dá a impressão de indicar grande interesse pela prática da pesquisa, sucesso da instauração dessa experiência junto a alunos e professores, cumprimento do papel do curso superior como ambiente de aprofundamento dos estudos científicos, inclusive no direito. Todavia, a condição em que a monografia é produzida, recebida e tratada mostra que a preocupação corrente dos cursos de direito ainda está longe de basear-se no incentivo dos alunos seja á pesquisa, seja à docência, um problema que só era sanado conforme seja possível conceder ao monografista e sua obra o espaço reservado tradicionalmente aos doutrinadores.
Citas
______. "Infâmia da pesquisa acadêmica e morte do pensamento nos cursos de Direito", Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, vol. 6, tomo 1, 2000, pp. 77-93.
CHAUI, M.S. Escritos sobre a universidade. São Paulo, Editora Unesp, 2001.
RANIERI, N. B. Educação superior, direito e Estado na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n.o9.394/96). São Paulo, FapespEdusp, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.