INFÂMIA DA PESQUISA ACADÊMICA E MORTE DO PENSAMENTO NOS CURSOS DE DIREITO
Palavras-chave:
PESQUISA ACADÊMICAResumo
Qual o sentido de se propor uma avaliação oficial (como essa que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Ministério da Educação e Cultura) de vários cursos universitários? Oficialmente e em resumo, trata-se de avaliar a "qualidade" dos cursos, com o objetivo de extinguir aqueles que são ruins ou deficitários. O que faz sentido: cursos problemáticos servem não para formar acadêmicos ou profissionais (o que, presume-se, deve ser a finalidade de qualquer curso), mas apenas para despejar maus profissionais no mercado e, principalmente, sabotar as próprias noções de academicismo e universidade, pois que aí se pratica a idéia falaciosa de que um estudante universitário é um acadêmico apenas por estar matriculado num curso universitário, quando, na verdade, um acadêmico é um estudioso que realiza autonomamente uma produção acadêmica de valor científico ou intelectual.
Referências
CHAUÍ, M. S. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 1994.
CHAUI, M. S. Neoliberalismo e educação, aula inaugural da Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, 12 de março de 1997.
CHAUÍ, M. S. A universidade hoje, Praga (6), setembro 1998, pp. 23-32.
FASSO, G. Historia de la filosofía del derecho, vol. 1: Antigüedad y Edad Media, Madrid, Pirámide, 3ª ed., 1982.
GIANNOTTI, J. A. A universidade em ritmo de barbárie, São Paulo, Brasiliense, 1986.
LA BOÉTIE, E. Discurso da servidão voluntária, São Paulo, Brasiliense, 1983.
POIRIER, R. Rationalité juridique et rationalité scientifique, in Archives de philosophie du droit, t. 23. Paris, Sirey, 1978, pp. 11-34.
SOUSA, P. R. Avaliação e qualidade dos cursos superiores, Folha de S. Paulo, 23 de maio de 1999, p. A-3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.