O CURSO DE DIREITO... ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM BUSCA DE QUALIDADE... UM POUCO DE HISTÓRIA... GRANDES DESAFIOS
Parole chiave:
CURSO DE DIREITOAbstract
Como todos os cursos de nível superior no país também o Curso de Direito vem enfrentando desafios que exigem mudanças rápidas na sua estrutura e no seu funcionamento. Estes desafios têm se caracterizam, inicialmente, como histórico-míticos, políticos, éticos e, atualmente como epistemológicos, pedagógicos, investigativo-científicos, especialmente em função da necessidade premente de adaptar-se aos avanços da sociedade e suas modernas organizações, ao progresso das ciências e das tecnologias, inclusive na área da educação. Discutir e entender estes desafios constitui-se no objetivos maior deste trabalho que não pretende ser definitivo, mas contribuir para suscitar maiores discussões que possam contribuir para o avanço, em qualidade, das atividades didático-pedagógicas efetivadas nos cursos de Direito.
Riferimenti bibliografici
ANAIS DA XVI CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS. Brasilia: OAB, 1996.
BARROS, W. Curso de direito civil.30.ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BORDIEU, P.E.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1989
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989.
CARVALHO, A.M.P. de. A Formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988.
CONSELHO FEDERAL DA ORDEM. 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília: OAB, 1997.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
FAZENDA, Ivani C. A Proposta preliminar para as disciplinas: Didática/Prática de Ensino e Estágio. São Paulo: Secretaria da Educação/ CENP, 1990
______. (Org.) Didática c interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus/Autores Associados, 1998.
GARDNER H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 32 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtiva. Porto Alegre: Mediação, 1995.
LA TAILLE, Yves de, OLIVEIRA, Marta K., DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. 3. ed. São Paulo: Marins Fontes, 1993.
VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Avaliação universitária global: o tripé ensino - pesquisa - extensão e a
formação para a cidadania. Cadernos. São Paulo, v.2, p25-35, jan./jun., 1996.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.
São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.