DIREITO E PEDAGOGIA: UMA PARCERIA POSSÍVEL EM BUSCA DE NOVOS INDICADORES DE QUALIDADE
Palavras-chave:
Direito, Pedagogia, Estágio Supervisionado, Prática Jurídica, Qualidade de Ensino, Trabalhos de Conclusão de CursoResumo
Uma pesquisa realizada com 82 (oitenta e dois) profissionais do Direito, concluintes de cursos oferecidos por instituições de ensino superior do interior, da capital do Estado e da Grande São Paulo, no período de 1989 a 1998, revelou indicadores preocupantes em relação ao trabalho desenvolvido pelos docentes, à efetivação das atividades de prática jurídica e estágio supervisionado, à qualidade científica dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). Na busca de maior qualidade para as ações didático pedagógicas e científicas do curso sugere a parceria com cursos ou profissionais da educação, especialmente dos cursos de Pedagogia.
Referências
AZENHA, Maria da Graça. Construtivismo: de Piaget à Emília Ferreiro. 4 ed. São Paulo: Atica, 1995.
BARROS, W. Curso de direito civil.30.ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989.
CONSELHO FEDERAL DA ORDEM. 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília: OAB, 1997.
DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.
KULCSAR, Rosa. O Estágio supervisionado como atividade integradora. Campinas: Papirus, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LÜDKE, M; ANDRÉ,M. E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 23.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
______. Psicologia e pedagogia. 3. ed. São Paulo: Marins Fontes, 1993.
VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Avaliação universitária global: o tripé ensino pesquisa extensão e a formação para a cidadania. Cadernos. São Paulo, v. 2, p25-35, jan./jun., 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.