A garantia do direito à prova sob a ótica corte interamericana de direitos humanos
Palavras-chave:
direitos humanos, garantias individuais, corte interamericana, direito à provaResumo
A atuação da Corte Interamericana de Direitos Humanos tem sido importante instrumento de proteção aos direitos do Homem e do cidadão. Dois casos de desrespeito ao direito à prova pelo Estado do Peru serão analisados. Estes fatos se deram em uma época em que o país passou por uma perseguição a grupos terroristas como, por exemplo, o Sendero Luminoso, e que culminaram com diversas criações legislativas que feriram e desrespeitaram direitos básicos dos acusados naquele país. A atuação da Corte possibilitou que as devidas reparações fossem realizadas.
Referências
ARANHA, Adalberto Q. T. de Camargo. Da prova no processo penal. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 1987, p. 128.
CADH - Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Caso Cantoral Benavides vs. Perú. 18 ago. 2000. Disponível em: <http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/Se riec_69_esp.pdf>. Acesso em: 26 mai. 2012.
_____. Caso Castillo Petruzzi y otros vs. Perú. 30 mai. 1999. Disponível em: <http://www.corteidh.or.cr/docs/casos/articulos/seriec_52_esp.pdf>. Acesso em: 26 mai. 2012.
DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
FARNSWORTH, E. Allan. Introdução ao sistema jurídico dos Estados Unidos. (Trad. Antônio Carlos Diniz de Andrada). Rio de Janeiro: Forense, 1963.
GOMES FILHO, Antonio Magalhães. Direito à prova no processo penal. São Paulo: Edi tora Revista dos Tribunais, 1997.
GOULART, Valéria Diez Scarance Fernandes. Tortura e prova no processo penal. São Paulo: Atlas, 2002.
GROSS, Hans. Guia pratico para instrucção dos processos criminaes. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1909.
MARENGO, Roberto. L'Expert Evidence nei sistemi di Common Law. Rivista di Diritto
Processuale, LXII, n.3, mai-jun./2007, p. 699-716.
MARTIN-CHENUT, Kathia; DE MELO E SILVA, Fabia. La constitutionnalisation/ conventionnalisation du droit de la preuve. In: GIUDICELLI-DELAGE, Geneviève (org.). Les transformations de l'administration de la preuve pénale. Paris: Société de Législa tion, Comparé, 2006, p. 36 e 37.
MITTERMAYER, Karl Joseph Anton. Tratado da prova em matéria criminal ou exposição comparada dos princípios da prova em matéria criminal etc. de suas aplicações diversas na Ale manha, França, Inglaterra etc. 2.ed. Rio de Janeiro: J. Ribeiro dos Santos, 1909.
MOURA, Maria Thereza Rocha de Assis. A prova por indícios no processo penal. São Paulo: Saraiva, 1994.
PEIXOTO, Afrânio. Criminologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1933.
SOARES, Guido Fernando Silva. Common Law - Introdução ao direito dos EUA. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.
TARUFFO, Michele. Icebergs do Common Law e Civil Law? Macrocomparação e microcomparação processual e o problema da verificação da verdade. Revista de Processo, n.181, 2010, p. 168.
TUCCI, Rogério Lauria. Do corpo de delito no direito processual brasileiro. São Paulo: Saraiva, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.