O POSITIVISMO JURÍDICO À LUZ DA FILOSOFIA EPISTEMOLÓGICA DE HANS KELSEN: COMBATE AO ESTATISMO JURÍDICO
Palavras-chave:
Teoria Pura do Direito, norma fundamental, estrutura hierárquica, Jusnaturalismo, Teoria Estática, Teoria Dinâmica, eficácia, validadeResumo
O propósito deste artigo científico é analisar a estrutura do pensamento kelseniano em seus mais variados aspectos e a sua influência na formação e desenvolvimento do Positivismo Jurídico. Importa dizer que o presente estudo almeja refletir sobre os principais elementos do conjunto teórico de Hans Kelsen, de modo a identificar o verdadeiro sentido de sua Teoria Pura do Direito.
Ainda, o intuito desta pesquisa é investigar as relações de validade do ordenamento jurídico, proceder a uma comparação com as teorias jurídicas que permearam o contexto europeu ao seu tempo. Em suma, o artigo visa buscar a essência do monismo jurídico kelseniano e fazer um cotejo com as ditas estruturas estáticas do Direito, repudiadas pelo autor austríaco.
Finalmente, outro ponto a ser perquirido é a observância da condição da eficácia do sistema idealizada pelo jurista e sua relação com a vaidade do ordenamento jurídico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.