A FILOSOFIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: DEVANEIOS DE UM ROMÂNTICO?

Autores

  • Murilo Vicentin da Silva Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Resumo

O propósito do presente artigo científico é analisar a estrutura da filosofia de Jean-Jacques Rousseau, filósofo contratualista e jusnaturalista que modificou a cultura jurídica de seu tempo, e cujos pensamentos serviram de combustível ideológico para a eclosão de revoluções liberais que permitiram a tomada do poder pela burguesia nos séculos XVII e XVIII.

Ainda, por meio do estudo de suas obras, visa-se investigar a questão da soberania, bem como analisar o significado da vontade coletiva, fundamento do corpo político de um Estado, sendo estes uns dos pontos centrais da obra do filósofo genebrino. Almeja-se também verificar a noção do Estado de Natureza para o filósofo, bem como estabelecer uma comparação da filosofia rousseuniana com o corpo teórico do pensador inglês Thomas Hobbes.

Por fim, tendo por base a comemoração dos 300 anos de nascimento de Jean-Jacques Rousseau, este estudo faz uma reflexão sobre o seu legado deixado à humanidade, bem como sobre sua profunda análise da natureza humana, dotada de grande carga sentimental, em detrimento do tecnicismo da época.

Biografia do Autor

Murilo Vicentin da Silva, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, em 2011

Downloads

Publicado

30/04/2015

Como Citar

Silva, M. V. da. (2015). A FILOSOFIA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU: DEVANEIOS DE UM ROMÂNTICO?. Caderno De Iniciação Científica, (9). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/120

Edição

Seção

Artigos