INDENIZAÇÃO PELA PERDA DE UMA CHANCE

Autores/as

  • Raimundo Simão de Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

INDENIZAÇÃO

Resumen

É princípio de responsabilidade civil que, aquele que causa dano ao outrem fica obrigado a reparar os prejuízos decorrentes do seu ato, de forma integral. Além dos prejuízos definidos como danos emergentes e lucros cessantes, em razão de um ato ilícito e injusto praticado por outrem, pode alguém ficar privado da oportunidade de obter determinada vantagem ou então, de evitar um prejuízo. Isso pode dar ensejo a um pleito de indenização pela perda de uma chance ou oportunidade.

Biografía del autor/a

Raimundo Simão de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2004). Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2001). Pós-Graduado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo. Especialista em Negociação Coletiva e Conflitos Coletivos de Trabalho pela OIT (1996). Advogado e Consultor jurídico. Procurador Regional do Trabalho aposentado. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Autor das obras, "Direito ambiental do trabalho e a saúde do trabalhador", "Ações acidentárias na Justiça do Trabalho", "Processo Coletivo do Trabalho" e "Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho", entre outras.

Citas

CAVALHIERI FILHO, Sérgio; MENEZES DIREITO, Carlos Alberto. Comentários ao Novo Código Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2004, vol. XIII.

MELO, Raimundo Simão de Direito Ambiental do Trabalho e a Saúde do Trabalhador - Responsabilidades: danos material, moral, estético e pela perda de uma chance. 2a ed. São Paulo: LTr, 2006.

SAVI, Sérgio. Responsabilidade civil por perda de uma chance. São Paulo: Atlas, 2006.

Publicado

2015-08-06

Cómo citar

Melo, R. S. de. (2015). INDENIZAÇÃO PELA PERDA DE UMA CHANCE. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 13. Recuperado a partir de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/244

Número

Sección

Artigos