COMO NÃO TORNAR O ACESSÍVEL INACESSÍVEL ANÁLISE DA POLÍTICA DE VALIDADE DOS LAUDOS MÉDICOS E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

ANÁLISE DA POLÍTICA DE VALIDADE DOS LAUDOS MÉDICOS E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Geovani Lopes de Carvalho UFERSA
  • Bênia Mayara de Medeiros UFERSA
  • Josinaldo Alves Bezerra UFERSA
  • Jose Wesley da Silva Carvalho UFERSA
  • Ayala Gurgel UFERSA

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Inclusão Educacional, Pessoas com Deficiência, Cotas, Laudo Médico

Resumo

Análise da política de validade dos laudos médicos vigente em instituições públicas como requisito para acesso às políticas de inclusão e seus impactos na vida de estudantes de baixa renda com deficiência, destacando a variável “prazo de validade” desses documentos. Estuda a relação entre as necessidades sociais da pessoa com deficiência e política inclusiva ao ensino superior no tocante às formas protocolares de acesso aos direitos mediada pela exigência de laudo pericial com prazo de validade definido, mesmo em se tratando de deficiências permanentes. Evidencia que a imposição de prazos de validade ignora a natureza permanente de muitas deficiências, criando obstáculos ao acesso dos estudantes de baixa renda ao ensino superior, contrariando o princípio da educação inclusiva. Ressalta que a ausência de previsão legal para estabelecer prazos de validade dos laudos periciais para deficiências permanentes foi apontada como a principal lacuna que sustenta a prática discriminatória nas políticas dessas instituições. A proposta de intervenção que resulta deste estudo visa levar o debate aos órgãos colegiados superiores das instituições para extinguir essa exigência nos seus editais, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva. O estudo destaca ainda a importância de subsidiar discussões futuras sobre o tema e servir de base para a proposição de novas políticas que garantam o acesso dos estudantes com deficiência ao ensino superior no Brasil considerando não apenas a variável deficiência, mas outras correlatas, como renda. Entende que essa inclusão só acontece de fato quando a comunidade usuária é ouvida e tem suas demandas atendidas.

Biografia do Autor

Geovani Lopes de Carvalho, UFERSA

Graduando em Direito na UFERSA, pesquisador do projeto de extensão intitulado "Laboratório de Políticas Públicas da Ufersa".

Bênia Mayara de Medeiros, UFERSA

Graduanda em Direito na UFERSA, pesquisadora do projeto de extensão intitulado "Laboratório de Políticas Públicas da Ufersa".

Josinaldo Alves Bezerra, UFERSA

Graduando em Direito na UFERSA, pesquisador do projeto de extensão intitulado "Laboratório de Políticas Públicas da Ufersa".

Jose Wesley da Silva Carvalho, UFERSA

Graduando em Direito na UFERSA, pesquisador do projeto de extensão intitulado "Laboratório de Políticas Públicas da Ufersa".

Ayala Gurgel, UFERSA

Ayala Gurgel nasceu em Alexandria-RN. É Bacharel em Filosofia (1997, UFPB), Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (2013, Estácio de Sá), Mestre em Filosofia (2001, UFPB). Doutor em Políticas Públicas (2008, UFMA), com a tese Direitos Sociais dos Moribundos, premiada pela Capes com Menção Honrosa na Edição 2010 do Prêmio Capes de Teses. Doutor em Filosofia (2021, UFC),com a tese Ética dpos Nomes Próprios. Professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) de 1998 a 2014 onde desenvolveu pesquisas na área de políticas públicas voltadas para a morte-morrer e na área de saúde mental. Desde 2014, Professor da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-Árido). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Bioética, Tanatologia e Saúde Mental. Atualmente desenvolve pesquisas na área de filosofia da linguagem ordinária e teoria da argumentação

Referências

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Publicado

24/12/2024

Como Citar

Lopes de Carvalho, G., Mayara de Medeiros, B., Alves Bezerra, J., da Silva Carvalho, J. W., & Gurgel, A. (2024). COMO NÃO TORNAR O ACESSÍVEL INACESSÍVEL ANÁLISE DA POLÍTICA DE VALIDADE DOS LAUDOS MÉDICOS E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DA POLÍTICA DE VALIDADE DOS LAUDOS MÉDICOS E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 30(2), 11. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/1231