DOS GRILHÕES À ALFORRIA: ESCRAVIDÃO ANTE A LEGISLAÇÃOE JURISPRUDÊNCIA NO BRASIL IMPERIAL
Palavras-chave:
Decisões judiciais, Escravizados, LegislaçõesResumo
Este artigo tem como objetivo examinar a aplicação da legislação e jurisprudência em processos judiciais, no período entre 1871 a 1888. Para este fim, utilizou-se a pesquisa documental, adotando-se como fonte de consulta a revista jurídica O Direito: Legislação, Doutrina e Jurisprudência, dos volumes I ao XLVII. Nestes periódicos, textos de sentenças, acórdãos e julgados são expedientes para avaliar decisões judiciais em casos concretos, que envolviam escravizados, e relacioná-las à legislação vigente. Concluiu-se que a ação do poder judicial representou um aspecto relevante no processo final da abolição, ou seja, a jurisprudência na questão escravista repercute, no nível institucional, na medida em que as decisões judiciais incorporaram os escravizados à sociedade civil.
Referências
CRETELA JÚNIOR, José. Primeiras Lições de Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1995.
LIMA, D. M. S. Magistratura no Império: justiça e eficácia das decisões judiciais ante a aquisição de direitos dos escravos (1871-1888). In: Prisma Jurídico, v. 11. São Paulo: UNINOVE, 2013.
MALHEIRO, Perdigão. A escravidão no Brasil: ensaio histórico, jurídico e social, v. 1 e 2. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
MATOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil Monárquico. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
MILLER, Joseph. A história da escravatura é das mulheres de crianças, não dos homens. In: RODRIGUES, Luciano (Org.). A era da escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009.
MORAES, Evaristo de. A campanha abolicionista: 1879-1888. 2 ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1986.
NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2000. O DIREITO: Revista de legislação, doutrina e jurisprudência, v. I ao XLVII. Rio de Janeiro: Typographia Teatral e Commercial, 1873-1888.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.