BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRIMITIVA RELIGIÃO DE ROMA E SUAS RELAÇÕES COM O INSTITUTO DA ADOÇÃO
Palavras-chave:
adoção, adrogatio, adoptio, Direito Romano, religião, história do direito, indo-europeus, Roma, famíliaResumo
Havia, na raça indo-européia, da qual os romanos derivam, uma série de crenças sobre a morte e o destino da alma, que deram origem ao culto dos mortos. Esse culto assumiu um caráter doméstico, já que se passou a venerar os antepassados, surgindo assim uma religião doméstica. Essa religião impunha deveres, ao filho homem, de não privar seus antepassados das oferendas necessárias, pois isso os levaria ao tormento eterno. Daí a necessidade do homem deixar um filho para continuar esse culto em seu favor. Para aqueles que não conseguiam ter filhos, a adoção apareceu como solução. Sua ligação com os valores religiosos se expressa nas formalidades requeridas para sua realização, mesmo em períodos posteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.