A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO
Palavras-chave:
direito, economia, estado gestor da economia, labor, ação, trabalho, sobrevivência, instrumentalidadeResumo
O mundo atual é muito dependente da disciplina econômica. Com isso, será possível se fazer hoje uma análise jurídica livre da influência da economia? Será possível a construção de uma ciência jurídica independente de outros ramos do conhecimento, em especial da matéria econômica, tal como a teoria kelseniana pregava?
É isso que o presente artigo tentará responder; e para atingir este objetivo fará a análise de duas importantes visões do mundo contemporâneo. A primeira mostra como o Estado cumpre hoje as funções de Pessoa Jurídica e Agente econômico e a segunda é baseada na obra A condição Humana, de Hannah Arendt. Embora sejam estudos distintos, são complementares e de valiosa ajuda para a compreensão da relação entre o Direito e a Economia na presente sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.