A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO

Autores

  • Leonardo Monteiro Sappak Graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Palavras-chave:

direito, economia, estado gestor da economia, labor, ação, trabalho, sobrevivência, instrumentalidade

Resumo

O mundo atual é muito dependente da disciplina econômica. Com isso, será possível se fazer hoje uma análise jurídica livre da influência da economia? Será possível a construção de uma ciência jurídica independente de outros ramos do conhecimento, em especial da matéria econômica, tal como a teoria kelseniana pregava?

É isso que o presente artigo tentará responder; e para atingir este objetivo fará a análise de duas importantes visões do mundo contemporâneo. A primeira mostra como o Estado cumpre hoje as funções de Pessoa Jurídica e Agente econômico e a segunda é baseada na obra A condição Humana, de Hannah Arendt. Embora sejam estudos distintos, são complementares e de valiosa ajuda para a compreensão da relação entre o Direito e a Economia na presente sociedade.

Biografia do Autor

Leonardo Monteiro Sappak, Graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, FDSBC, Brasil.

Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2005). Participa do grupo de estudos "Capitalismo Humanista", coordenado pelo Prof. Dr Ricardo Hasson Sayeg, da Pontificia Universidade Católica de São Paulo, desde 2008. Advogado.

Downloads

Publicado

12/08/2015

Como Citar

Sappak, L. M. (2015). A INFLUÊNCIA DA ECONOMIA NA INTERPRETAÇÃO DO DIREITO. Caderno De Iniciação Científica, (3). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/391

Edição

Seção

Artigos