INFÂMIA DA PESQUISA ACADÊMICA E MORTE DO PENSAMENTO NOS CURSOS DE DIREITO

Autori

  • Fernando Dias Andrade USP - Universidade de São Paulo

Parole chiave:

PESQUISA ACADÊMICA

Abstract

Qual o sentido de se propor uma avaliação oficial (como essa que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Ministério da Educação e Cultura) de vários cursos universitários? Oficialmente e em resumo, trata-se de avaliar a "qualidade" dos cursos, com o objetivo de extinguir aqueles que são ruins ou deficitários. O que faz sentido: cursos problemáticos servem não para formar acadêmicos ou profissionais (o que, presume-se, deve ser a finalidade de qualquer curso), mas apenas para despejar maus profissionais no mercado e, principalmente, sabotar as próprias noções de academicismo e universidade, pois que aí se pratica a idéia falaciosa de que um estudante universitário é um acadêmico apenas por estar matriculado num curso universitário, quando, na verdade, um acadêmico é um estudioso que realiza autonomamente uma produção acadêmica de valor científico ou intelectual.

Biografia autore

Fernando Dias Andrade, USP - Universidade de São Paulo

Doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Professor Titular de Filosofia Jurídica da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2015-08-28

Come citare

Andrade, F. D. (2015). INFÂMIA DA PESQUISA ACADÊMICA E MORTE DO PENSAMENTO NOS CURSOS DE DIREITO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 6(1). Recuperato da https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/575

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