A MULHER COMO OBJETO DE CONSUMO

UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DA OBJETIFICAÇÃO FEMININA COM OS INDICATIVOS DE FEMINICÍDIO NO BRASIL

Autori

Parole chiave:

Gênero. Mulher. Objeto. Feminicídio.

Abstract

O presente artigo investiga se existe relação entre o fenômeno da objetificação da mulher em anúncios veiculados pela mídia e os indicativos de feminicídios no Brasil, por meio da observação do fenômeno da objetificação da mulher no decorrer dos anos e da verificação acerca de como a sociedade machista e conservadora contribui para que, mesmo os anúncios atuais, continuem a perpetuar a figura da mulher como objeto de propriedade masculina. Para tanto, pretende investigar se estas publicidades acerca da imagem da mulher podem guardar relação com os índices de feminicídios no país. Utiliza do método de abordagem hipotético-dedutivo, métodos de procedimento histórico e estatístico e técnica de pesquisa bibliográfica. Como resultado, tem-se que a crença masculina de que seu gênero pode se considerar proprietário das mulheres, que seriam mero objeto de seu prazer, crença esta que é reiterada constantemente com os anúncios tratados neste artigo, pode, sim, levar a índices cada vez maiores de feminicídio.

Biografie autore

Taina Spadoa Vidi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn). Membro da Equipe de Arbitragem da UFSM (Arbitra UFSM). Participante do Projeto de Ensino "Meios Alternativos/Consensuais de Solução de Conflitos: Negociação, Mediação e Arbitragem", do Projeto de Pesquisa "Meios Consensuais de Solução de Controvérsias: mediação e arbitragem no âmbito do direito empresarial e do comércio internacional" e do Projeto de Extensão "A propriedade intelectual sob um olhar lúdico: o fortalecimento de conhecimentos a partir dos vínculos existentes entre a UFSM e a unidade de educação infantil Ipê Amarelo", da UFSM. Escrevente no Cartório de Registro de Imóveis de Rio Pardo/RS.

Paola Gabriele Inda Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos em Meios Alterativos de Solução de Conflitos - arbitragem, mediação e negociação. Membro da equipe de arbitragem da UFSM (Arbitra). Escrevente junto ao Ofício de Registro de Imóveis de Santa Maria.

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Pubblicato

2022-12-16

Come citare

Vidi, T. S., & Inda Teixeira, P. G. (2022). A MULHER COMO OBJETO DE CONSUMO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO DA OBJETIFICAÇÃO FEMININA COM OS INDICATIVOS DE FEMINICÍDIO NO BRASIL. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 28(2), 14. Recuperato da https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/1144