Transformações no fenômeno constitucional: o constitucionalismo brasileiro em tempos de globalização
Parole chiave:
Constituição, globalização, Estado Nacional, Soft LawAbstract
O presente artigo analisa o fenômeno da globalização e dá especial ênfase aoredimensionamento dos Estados Nacionais que ocorre em razão da mesma, para que sepossa tratar de como o direito e, consequentemente, as Constituições nacionais estão semodificando nesse processo. Assim, questiona-se sobre qual a identidade constitucional brasileira contemporânea e conclui-se que se trata de um perfil que mantém elementos de seuconstitucionalismo de redemocratização, adicionado a elementos provenientes de uma questãoglobal.
Riferimenti bibliografici
ARNAUD, André-Jean; JUNQUEIRA, Eliane Botelho (org.). Dicionário da globalização. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
AZAMBUJA, Darcy. Introdução à ciência política. 2.ed. São Paulo: Globo, 2008.
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. 13.ed. (Trad. Carmen C. Varriale et al.) v.1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
CANDEAS, Ana Paula Lucena Silva. Valores e os Judiciários: os valores recomendados pelo Banco Mundial para os judiciários nacionais. Revista da AMB. São Paulo, ano 7, n.13, 2004/1.
CARBONARI, Paulo César. Globalização e direitos humanos: identificando desafios. In: LIMA JUNIOR, Jayme Benvenuto (org.). Direitos humanos internacionais: avanços e desa os no início do século XXI. Recife: dhINTERNACIONAL, 2001.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no brasil: o longo caminho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
CUNHA, Paulo Ferreira da. Do constitucionalismo global. Revista Brasileira de Direito Constitucional. n.15, jan./jun. 2010, p. 245-246.
DALLARI, Dalmo de Abreu. A constituição na vida dos povos: da idade média ao século XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.
DALLARI, Pedro Bohomeletz de Abreu. Direito e globalização. In: DOWBOR, Ladislau; IANNI, Octavio; RESENDE, Paulo-Edgar A (org.). Desafios da globalização. Petrópolis: Vozes, 1997.
DEZALAY, Yves. O big-bang e o direito: internacionalização e reestruturação do espaço legal. In: FEATHERSTONE, Mike (org.). Cultura global: nacionalismo, globalização e modernidade. 3. ed. (Trad. Attílio Brunetta). Petrópolis: Vozes, 1999.
FARIA, José Eduardo. O estado e o direito depois da crise. São Paulo: Saraiva, 2011 (Série Direito, Desenvolvimento e Justiça: direito em debate).
______. O direito na economia globalizada. São Paulo: Malheiros Editores, 2004.
______. (org.). Direito e globalização econômica: implicações e perspectivas. São Paulo: Malheiros, 1998.
FERRAJOLI, Luigi. A soberania no mundo moderno: nascimento e crise do Estado Nacional. (Trad. Carlo Cocciolo e Márcio Lauria Filho; rev. trad. Karina Jannini). São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção Justiça e Direito).
IANNI, Octavio. Teorias da globalização.14.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
NEVES, Marcelo. Transconstitucionalismo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.
OHMAE, Kenichi. O fim do Estado-Nação. (Trad. Ivo Korytowski). Rio de Janeiro: Campus; São Paulo: Publifolha, 1999.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional.13.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
______. Temas de direitos humanos.4.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento jurídico particular, na condição legal de autor(a) e detentor(a) dos direitos autorais sobre a obra ora apresentada para avaliação, transfiro integralmente, pelo presente Termo de Cessão de Direitos Autorais, à Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, sediada na Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo, SP, CEP 09050-450, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o número 59.108.100/0001-89, os direitos de edição, publicação, ditribuição, reprodução em qualquer formato (impresso, digital ou qualquer outra plataforma) e forma de comercialização, bem como todos os elementos que possam conter, patrimoniais ou não, referentes à esta obra, com fundamento nos artigos 28 a 33 da Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), para a finalidade específica de publicação na Revista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e Repositório Eletrônico, podendo ser o artigo livremente consultado e reproduzido.
Fico ciente, ainda, que tal transferência se dá por prazo de forma definitiva e irretratável.
Estou ciente de que o envio da obra implica na concordância total com o acima exposto.