A IMPORTÂNCIA DA DISSEMINAÇÃO DIGITAL DA EDUCAÇÃO POSITIVA COM A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Keywords:
Educação positiva, Educação impositiva, Influenciadores digitais, Direito ao esquecimento, Ambiente escolar, Equilíbrio, Exposição de crianças, PrivacidadeAbstract
Este artigo discute a diferença entre educação positiva e impositiva, destacando a importância da primeira em promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Somado a isso, apresenta a forma que influenciadores digitais desempenham um papel na disseminação da educação positiva, ensinando a respeito dessa forma de educar por meio das mídias sociais, mas também evidencia como isso pode ter implicações negativas devido à exposição excessiva de crianças na internet. Além disso, o presente trabalho salienta como a educação positiva beneficia o ambiente escolar, preparando jovens para a vida adulta, e o ambiente familiar, equilibrando autoridade com respeito às emoções das crianças e evitando punições físicas. O "Direito ao Esquecimento" também é discutido, enfatizando a necessidade de proteger a privacidade das crianças na internet.
References
CINTRA, Clarisse Lourenço; GUERRA, Valeschka Martins. Educação Positiva: A aplicação da Psicologia Positiva a instituições educacionais. Psicol. Esc. Educ., 21 (3), set-dez, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Y8Z7fc66J5nsG8Wn49zty6B/. Acesso em 15 de outubro de 2022.
CÓDIGO CIVIL DE 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406compilada.htm. Acesso em: 07 de outubro de 2023.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 30 de maio de 2023.
COSTA, Nicholas Santoro. Veja por que Emma Watson culpa os paparazzi por arruinarem seu 18º aniversário. Disponível em: https://blogdaclara.net/veja-por-que-emma-watson-culpa-os-paparazzi-por-arruinarem-seu-18o-aniversario/. Acesso em: 9 de outubro 2023.
FAVRETTO, Lia de Mello. DISCIPLINA POSITIVA: uma nova abordagem para a educação de crianças. TCC apresentado na Graduação do Curso de Pedagogia, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Cruz Alta, 2022. Disponível em: https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2703. Acesso em: 30 de maio de 2023.
GODINHO, Adriano Marteleto. et al. Infância, adolescência e tecnologia: o Estatuto da Criança e do Adolescente na sociedade da informação. Indaiatuba: Editora Foco, 2022.
LOPES, L. G.; LOPES, M. G. Direito Ao Esquecimento. Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior, ano VII, 1ª ed., mar 2015. Disponível em: https://jefvj.emnuvens.com.br/jefvj/article/view/361/341. Acesso em: 30 de maio de 2023.
MEDINA, Tatiana de Lurdes Bettencourt. Avaliação dos impactos de uma intervenção de educação positiva no bem-estar e no desempenho escolar de alunos do 2.º ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/handle/10400.1/10104. Acesso em 15 de outubro de 2022.
PIERRE, Cláudia Maria de Moura. Educação positiva e impositiva. In: Revista de Psicologia, p. 1-3, 10 de novembro de 2009. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/91/91. Acesso em: 20 de outubro de 2022.
RODRIGUES JUNIOR, M. A. Do Direito Ao Esquecimento. TCC apresentado na graduação do Curso de Direito do Instituto Municipal de Ensino superior (IMESA), 2015. Disponível em: https://cepein.femanet.com.br/BDigital/arqTccs/1111401680.pdf. Acesso em: 30 de maio de 2023.
SCHARMACH, Mariana Carlos. A exposição de crianças e adolescentes no mundo digital e em realizações de trabalho artístico no mundo jurídico. TCC apresentado na graduação do curso de direito do Centro universitário de Curitiba, 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/25530/1/TCC%20-%20Mariana%20Carlos%20Scharmach%20%281%29.pdf. Acesso em 05 de outubro de 2023.