INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE DE ENSINO
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Síndrome de down, Inclusão escolar, Educação inclusiva, Direito da criança e do adolescenteResumo
Este trabalho analisa a importância da inclusão social, a fim de que seja proporcionada uma educação de qualidade para todas as pessoas, de modo que possam ser inseridas no mercado de trabalho, sobretudo as pessoas com deficiência. Também será discutido neste artigo a dificuldade da abordagem das leis e orientações que protegem as pessoas com deficiência.
Será demonstrada a dificuldade do processo de inclusão da criança com deficiência, principalmente de crianças com síndrome de down em uma rede regular de ensino, assim como a interferência que a escola, pais e professores produzem no processo de inclusão.
A pesquisa também aponta a importância dos profissionais especializados para que pessoas com deficiência possam se desenvolver de forma completa dentro da escola e da sociedade, identificando os cuidados necessários que as crianças devem receber.
É ressaltada a importância das várias organizações que se dedicam a promover os direitos fundamentais de crianças com deficiência.