A LEI COMO FONTE NO DIREITO ROMANO
Palavras-chave:
Fonte, Direito Romano na República, jus scriptum, jus non scriptum, Fontes do Direito Romano, Digesto, Lei das XII Tábuas, leis, classificações, elaboração, revogação.Resumo
Este artigo busca apresentar o conceito de fonte no Direito Romano. Para melhor compreendê-lo, buscamos nas fontes jurídicas romanas o conceito das diversas outras fontes do direito no período republicano: costumes, plebiscitos; editos dos magistrados; senatosconsultos, e a interpretação dos prudentes. Em seguida, passamos a estudar mais detidamente a lei, sua origem, sua evolução e sua importância no período da república no qual, por juízo do povo as leis foram admitidas. Posteriormente, apontamos as classificações das leis, a forma de sua elaboração e de sua revogação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.