ASPECTOS SOBRE A CONVERSÃO DO NEGÓCIO JURÍDICO NO CÓDIGO CIVIL DE 2002
Palavras-chave:
Negócio jurídico, conversão do negócio jurídico, artigo 170 do Código Civil, negócio sucedâneo, nulidade, anulabilidade, tipo negocial, manifestação de vontade, declaração negocial.Resumo
A sociedade brasileira vive em um momento em que a demanda por meios diversos e instrumentos visando à economia processual é imprescindível, especialmente quando se tem em vista as constantes reformas nas legislações vigentes. Nesse contexto, a conversão surge como mais um instrumento colocado à disposição pelo Direito para manter a segurança das relações jurídicas e econômicas, tratando-se, em verdade, de meio alternativo de apaziguar os conflitos sociais.
Até 2002, o instituto da conversão era relegado ao campo de aplicação doutrinária. Com o advento do Código Civil de 2002, o instituto passou a ser expressamente regulado, ensejando um estudo mais detalhado de sua importância, critérios de utilização e limites.
Este artigo visa a traçar um panorama geral sobre as principais características do instituto, bem como seus requisitos além de fornecer critérios objetivos para a aplicação da conversão do negócio jurídico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.