INTRODUÇÃO À MORAL, CONSCIÊNCIA E DIREITO PENAL A PARTIR DA PRIMEIRA E SEGUNDA DISSERTAÇÃO DE GENEALOGIA DA MORAL: UMA POLÊMICA, DE FRIEDRICH NIETZSCHE
Palavras-chave:
moral, consciência, castigo, penas.Resumo
No prólogo de Genealogia da Moral, publicada em 1887, Nietzsche coloca algumas perguntas que pretende responder ao longo da obra, na qual mostra que os valores morais não existiriam desde sempre, mas têm uma origem que pode ser examinada a partir da moral dos nobres e da dos escravos. Desenvolve forte a crítica à moral predominante até então. A obra pode se relacionar com o Direito devido ao seu estudo das ideias de bom, mau, ruim, consciência, castigo, sofrimento, aplicação de penas e Direito Penal, por exemplo. Neste abrigo, buscar-se-á estabelecer uma breve introdução ao que se pode explorar desta relação, enfatizando-se as ideias citadas, oferecendo resumidamente passagens do Direito Romano e do Direito Penal brasileiro e abrindo-se espaço para formulação de ideias próprias a respeito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.