O SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE PERFUNCTÓRIA
Palavras-chave:
Constituição Federal, República, Federação, Direito Tributário, tributo, sistema tributário brasileiro, evoluçãoResumo
O Direito Tributário, como ramo autônomo, compreende o estudo da maneira pela qual o Estado, de forma direta ou indireta, institui, arrecada e fiscaliza os tributos existentes no ordenamento jurídico brasileiro para seu custeio e desenvolvimento.
O artigo pretende, de certa forma, abordar noções gerais do sistema constitucional tributário brasileiro, tais como os princípios da República e da Federação, informadores não somente da guarida tributária, mas sim de todo o sistema; a definição do conceito de tributo, bem como a análise das espécies tributárias.
O estudo em análise permite ao estudante aproximar as relações cotidianas ao estudo fundamentado da disciplina, incitando-o ao conhecimento sistemático do Direito. Compreender o papel do Direito Tributário no Direito e na sociedade brasileira, que permeia o dia-a-dia de qualquer um, contribui para a crítica de que o Brasil é um dos países com a maior carga tributária sem o correlato retorno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.