ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL: DISCUSSÃO SOBRE OS PROBLEMAS DO CRITÉRIO DE MISERABILIDADE PARA A CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Direito Previdenciário, Benefício Assistencial, Direito Fundamental, Direito Constitucional.Resumo
O presente artigo visa contribuir para a discussão dos problemas do critério quantitativo para concessão do benefício assistencial de prestação continuada presente na Lei Orgânica de Assistência Social (Lei nº 8.742), contextualizando os problemas e dificuldades de aplicação do texto legal, defasado para o contexto contemporâneo. Busca também demonstrar como o Supremo Tribunal Federal, por meio de sua decisão de declarar inconstitucional o citado critério, não se excedeu no exercício de suas funções, pois apenas fez valer a vontade do Constituinte originário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.