BIOÉTICA CLÍNICA – A IMPORTÂNCIA DA REVELAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS

Autores

  • Renata Nogueira Santos Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Palavras-chave:

Médico, Paciente, Informação, Beneficência, Diagnóstico.

Resumo

A revelação de diagnósticos é um momento crucial, pois dependendo da forma como o médico administra essas informações, sobre quais ele deve usar, quais são necessárias, de que forma, e em que densidade elas são apresentadas ao paciente, fazem com que se interfira diretamente nas decisões provindas de determinado diagnóstico.

A atuação de profissionais da medicina e até mesmo da enfermagem carregam consigo um peso enorme no processo de comunicação, o qual interfere decisivamente no paciente.  É muito difícil se revelar um diagnóstico ruim para um paciente do qual você não possui nenhum conhecimento, e não sabe como este poderá reagir diante das informações apresentadas.

Assim como dispõe a resolução do Conselho Federal de Medicina nos seus princípios fundamentais, inciso XX a atuação profissional médica possui uma natureza personalíssima na qual se faz necessário que o médico tome conhecimento sobre o seu paciente em particular, porém como colocar isso em prática diante do despreparo e da falta de tempo.

Portanto nesse artigo serão abordados aspectos da bioética- clínica com ligação ao biodireito e também a apresentação dos modelos clássicos da relação entre o médico e o paciente, os modelos de revelação, sobre a não revelação intencional, o entendimento das informações, sobre a participação familiar, dentre outros temas diversos necessários para um melhor aprofundamento no assunto. Tudo para se responder afinal, qual é a melhor forma de se dar um diagnóstico, de se passar uma informação? Quais prejuízos são causados devido à falta do reconhecimento da importância desse momento? Quantos desses prejuízos não poderiam ser evitados? E por fim concluir se existe, se é possível agir de forma a evitar esses problemas causados pelo impacto dos diagnósticos, e se essa é uma forma viável, que se possa ser aplicada na rotina médica.

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Santos, R. N. (2015). BIOÉTICA CLÍNICA – A IMPORTÂNCIA DA REVELAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS. Caderno De Iniciação Científica, (12). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/185

Edição

Seção

Artigos