O CURSO DE DIREITO... ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM BUSCA DE QUALIDADE... UM POUCO DE HISTÓRIA... GRANDES DESAFIOS

Autori

  • Ilca Oliveira de Almeida Vianna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Parole chiave:

CURSO DE DIREITO

Abstract

Como todos os cursos de nível superior no país também o Curso de Direito vem enfrentando desafios que exigem mudanças rápidas na sua estrutura e no seu funcionamento. Estes desafios têm se caracterizam, inicialmente, como histórico-míticos, políticos, éticos e, atualmente como epistemológicos, pedagógicos, investigativo-científicos, especialmente em função da necessidade premente de adaptar-se aos avanços da sociedade e suas modernas organizações, ao progresso das ciências e das tecnologias, inclusive na área da educação. Discutir e entender estes desafios constitui-se no objetivos maior deste trabalho que não pretende ser definitivo, mas contribuir para suscitar maiores discussões que possam contribuir para o avanço, em qualidade, das atividades didático-pedagógicas efetivadas nos cursos de Direito.

Biografia autore

Ilca Oliveira de Almeida Vianna, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Advogada e Professora Universitária em São Paulo.

Riferimenti bibliografici

ALTHUSSER,L. Aparelhos ideológicos do estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

ANAIS DA XVI CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS. Brasilia: OAB, 1996.

BARROS, W. Curso de direito civil.30.ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

BORDIEU, P.E.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BRANDÃO, C.R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1989

CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1989.

CARVALHO, A.M.P. de. A Formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988.

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM. 170 anos de cursos jurídicos no Brasil. Brasília: OAB, 1997.

DEMO, P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1988.

FAZENDA, Ivani C. A Proposta preliminar para as disciplinas: Didática/Prática de Ensino e Estágio. São Paulo: Secretaria da Educação/ CENP, 1990

______. (Org.) Didática c interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus/Autores Associados, 1998.

GARDNER H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 32 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtiva. Porto Alegre: Mediação, 1995.

LA TAILLE, Yves de, OLIVEIRA, Marta K., DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. 3. ed. São Paulo: Marins Fontes, 1993.

VIANNA, Ilca Oliveira de Almeida. Avaliação universitária global: o tripé ensino - pesquisa - extensão e a
formação para a cidadania. Cadernos. São Paulo, v.2, p25-35, jan./jun., 1996.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.
São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Pubblicato

2015-08-26

Come citare

Vianna, I. O. de A. (2015). O CURSO DE DIREITO. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES EM BUSCA DE QUALIDADE. UM POUCO DE HISTÓRIA. GRANDES DESAFIOS. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 23(1). Recuperato da https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/503

Fascicolo

Sezione

Artigos

Articoli simili

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.