BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONSELHO CONSTITUCIONAL FRANCÊS, O DIREITO DOS ESTRANGEIROS E A INCONSTITUCIONALIDADE DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DE TESTES DE DNA, CONTIDA NA LEI RELATIVA AO CONTROLE DA IMIGRAÇÃO, DA INTEGRAÇÃO E DO ASILO

Autores/as

  • Rui Décio Martins USP - Universidade de São Paulo
  • Jorge Luís Mialhe USP - Universidade de São Paulo

Palabras clave:

controle da imigração

Resumen

A inconstitucionalidade da referida lei foi proposta perante o Conselho Constitucional francês em 25 de outubro de 2007, por um grupo de mais de uma centena de deputados e, no dia 26 de outubro, por um grupo de 115 senadores. Em 31 de outubro duas memórias complementares foram apresentadas, a primeira com a assinatura de 15 deputados e a segunda com 23 senadores. Os pontos polêmicos que ensejaram a participação do Conselho Constitucional foram os arts. 13 e o 63. Aquele versava sobre a necessidade de apresentar exame de DNA para comprovar a filiação de uma criança imigrante que viesse a reunir-se com seu pai, ou mãe; este outro, sobre a possibilidade de produção de estatísticas étnicas. Adiante-se que ambos foram fulminados com a inconstitucionalidade. Este trabalho analisará apenas as questões decorrentes do art. 13.

Biografía del autor/a

Rui Décio Martins, USP - Universidade de São Paulo

Bacharel em Direito (USP), Mestre em Direito Internacional (USP), Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais (PUC-SP). Professor de Direito Internacional da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e do Curso de Mestrado em de Direito da UNIMEP. Ex-Professor da UNESP/Franca. Advogado.

Jorge Luís Mialhe, USP - Universidade de São Paulo

Bacharel em Direito (USP), Mestre em Direito Internacional (USP), Doutor em História Social (USP). Pós-doutorado em História e Direito Internacional Ambiental (Paris III e Limoges). Professor da UNESP/Rio Claro, da UNISAL/Campinas e do Curso de Mestrado em Direito da UNIMEP. Advogado.

Citas

FIUZA. R.A.M. Direito constitucional comparado. 4a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

FRANÇA. A Constituição francesa. Ministère des affaires étrangères. Direction de la presse, de l'information et de la communication. Edição bilingüe (francês/português). Dossiers, no 7. Embaixada da França. Outubro de 1993.

FRANÇA. Conseil Constitutionnel.< >. Acesso em 9 de abril de 2008.

ROUSSEAU, D. Chronique de Jurisprudence Constitutionnelle 2007. Revue de Droit Pu blic. N. 1, 2008.

SAMPAIO, J.A.L. A Constituição reinventada pela jurisdição constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

TEMER, M. Elementos de direito constitucional. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.

Publicado

2015-08-04

Cómo citar

Martins, R. D., & Mialhe, J. L. (2015). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONSELHO CONSTITUCIONAL FRANCÊS, O DIREITO DOS ESTRANGEIROS E A INCONSTITUCIONALIDADE DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO DE TESTES DE DNA, CONTIDA NA LEI RELATIVA AO CONTROLE DA IMIGRAÇÃO, DA INTEGRAÇÃO E DO ASILO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 14. Recuperado a partir de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/213

Número

Sección

Artigos