A ATUAÇÃO DA UNIÃO JUNTO A POLÍTICA URBANA MUNICIPAL

O ACOLHIMENTO DE ESTRANGEIROS E A LEI DE MIGRAÇÃO

Autores

  • Felipe Rebêlo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Migração, Política urbana municipal, Dignidade da pessoa humana

Resumo

A migração pode ser considerada uma questão social, política e jurídica relevante nos dias de hoje, mormente com as crises econômicas e também políticas propulsoras a tais eventos. No caso brasileiro, a lei de migração surge no âmbito dessa nova realidade, revisando a disciplina jurídica do antigo Estatuto do Estrangeiro, resgatando de forma mais sedimentada os direitos ditos como fundamentais e humanos, principalmente a dignidade da pessoa humana. Como base nessa reflexão, se pensa como a política urbana municipal, em parceria com a atuação da União, pode contribuir para o implemento de políticas públicas inclusivas, que se prestem a atender a essa porção de pessoas que se deslocam o tempo todo no país em busca de apropriadas condições de vida. De outra forma, objetiva-se estudar os principais delineamentos da recepção de migrantes para a cidade de São Paulo, e como os poderes públicos municipal e da União podem atuar no sentido de propiciar aplicabilidade adequada aos direitos preconizados na legislação ordinária e constitucional. Adota-se, como método de abordagem, o  método hipotético-dedutivo, e como método de procedimento o levantamento bibliográfico, expresso pelo método dissertativo-argumentativo. A doutrina é considerada como fonte primordial na pesquisa, somando-se aos ditames legislativos e a dados colhidos da migração ao centro situacional proposto como recorte de pesquisa, e dentro do período de tempo proposto.

Biografia do Autor

Felipe Rebêlo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico  pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Professor nos cursos em lato sensu em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

BRASIL. Ministério da Justiça (MJ). Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL). Migrantes, Apátridas e Refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil. Brasília: MJ/SAL/Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), 2015.

BRZOZOWSKI, Jan. Migração internacional e desenvolvimento econômico. In: Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 75, 2012.

DOMINGUES, Eduardo Garcia Ribeiro Lopes. Municipalismo e política urbana: a influência da União na Política Urbana Municipal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

FONSECA, Márcio Alves da. Imigração, Estado de Direito e Biopolítica. In: Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 28, n. 45, set./dez. 2016.

GIANNATTASIO, Arthur Roberto Capella; FORTUNATO, Renan Moutropoulos. Imigração e participação política de estrangeiros: uma análise da formulação da política municipal de São Paulo para imigrantes. In: Revista Direito da Cidade, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, 2017.

GUERRA, Sidney. A nova lei de migração no Brasil: avanços e melhorais no campo dos direitos humanos. In: Revista de Direito da Cidade, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, 2017.

NOGUEIRA, Letícia Alves; BORGES, Rosa Maria Zaia. A nova lei de migração brasileira e o decreto de regulamentação n. 9.199/2017: um obstáculo para a efetivação dos direitos fundamentais ao imigrante. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28292/4/NovaLeiMigra%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 08.07.2022.

OLIVEIRA, Antônio Tadeu Ribeiro de. Nova lei brasileira de migração: avanços, desafios e ameaças. In: Revista Brasileira de Estudos de População, Belo Horizonte, v. 34, n. 1, jan./abr. 2017.

OLIVEIRA, Helena Nobre de; SILVA, César Augusto Marques da; OLIVEIRA, Antonio Tadeu Ribeiro de. Imigração Internacional: uma alternativa para os impactos das mudanças demográficas no Brasil? In: Revista Brasileira de Estudos de População. Belo Horizonte, v. 36, 2019.

PUCCINELLI JÚNIOR, André; ARAKAKI, Allan Thiago Barbosa. O Federalismo cooperativo e a reserva do possível. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

SANSON, Alexandre. A condição de refugiado e a necessidade de políticas públicas inclusivas no Brasil. In: REBÊLO, Felipe Cesar José Matos; JÚNIOR, Arthur Bezerra de Souza; PONÇONI, Maykel (Orgs.). Direitos Sociais Constitucionais: realidade e perspectivas. Londrina: Thoth, 2020.

Downloads

Publicado

21/12/2023

Como Citar

Rebêlo, F. (2023). A ATUAÇÃO DA UNIÃO JUNTO A POLÍTICA URBANA MUNICIPAL: O ACOLHIMENTO DE ESTRANGEIROS E A LEI DE MIGRAÇÃO. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 29(2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/1171