DOPING GENÉTICO, A CULTURA DA “CELEBRAÇÃO DAS DIFERENÇAS” E O TRANSHUMANISMO.
Resumo
O uso de práticas como o doping genético para o melhoramento de um atleta sempre foi visto como desleal, antiético e, acima de tudo, prejudicial à saúde, se caracterizando como algo incompatível com as competições esportivas e passível de punições severas. Porém, ao analisarmos mais profundamente essas competições esportivas em si - seus princípios e sua cultura intrínseca – da celebração dos melhores, nos deparamos com algumas contradições que não são facilmente resolvidas, envolvendo, além da questão da saúde dos atletas, uma questão de igualdade de oportunidades que traz consigo vários embates éticos. Se encaixando em inúmeros aspectos dessa discussão, a teoria do Transhumanismo nos ajuda a visualizar um mundo onde a evolução humana caminharia em direção às modificações genéticas, que se tornariam de mais fácil acesso (mundo esse que não é tão distante ao nosso quanto possa parecer), situação em que o doping genético não seria visto como algo desleal, e sim, como algo natural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.