A OBTENÇÃO DE MEDICAMENTOS VIA AÇÃO JUDICIAL E O IMPACTO NO ORÇAMENTO PÚBLICO
Palavras-chave:
Direito à saúde. Fornecimento de medicamentos. Políticas Públicas. Judicialização da saúde.Resumo
O presente artigo busca discutir o impacto causado no orçamento público pela obtenção de medicamentos no Poder Judiciário, em que os juízes obrigam a Administração Pública a fornecer medicamentos que não constam nas listas de medicamentos essenciais ou que nem mesmo são autorizados no Brasil pela ANVISA, fazendo com que o poder público retire verbas destinadas às outras políticas públicas para cumprir as decisões judiciais. A assistência farmacêutica é uma parte importante do direito à saúde, intimamente ligado com o direito à vida e à dignidade da pessoa humana, e vêm sendo constantemente levado para debate num Poder Judiciário despreparado que parece se preocupar unicamente com a micro-justiça, esquecendo-se que não é sua função alocar recursos para atender as necessidades sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.