A POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO: SAÍDA OU AGRAVANTE PARA A CRISE ECONÔMICA ATUAL?

Autores

  • RODRIGO REZENDE SANTOS Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Palavras-chave:

Redução da jornada de trabalho. Crise econômica brasileira. Direito do trabalho na França. Quantidade e qualidade no emprego.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o tema redução da jornada de trabalho de forma crítica, de modo a apresentar argumentos teóricos e empíricos capazes de embasar de maneira sólida se essa pauta, realmente, decorre de uma necessidade humana e natural de desenvolvimento da sociedade, ou se se trata de uma medida que tende a precarizar ainda mais as condições de oferta de emprego. Ademais, o presente ensaio versa sobre o tópico mencionado examinando a possibilidade de sua aplicação no momento político-econômico que o Brasil vivencia nesses últimos anos, e se uma medida desse escalão se tornaria uma possível saída ou se seria mais um agravante para a crise econômica brasileira. Para tanto, analisar-se-á dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e far-se-á breve comparação com o sistema normativo trabalhista francês. Além disso, se verificará argumentos da entrevista concedida pelo dirigente sindical do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Biografia do Autor

RODRIGO REZENDE SANTOS, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Departamento de Direito do Trabalho e Previdência Social, área de Direito Material do Trabalho.

Downloads

Publicado

19/12/2017

Como Citar

SANTOS, R. R. (2017). A POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO: SAÍDA OU AGRAVANTE PARA A CRISE ECONÔMICA ATUAL?. Caderno De Iniciação Científica, 14. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/885

Edição

Seção

Artigos