O MATRIMÔNIO ROMANO E SUA DISSOLUÇÃO
Palavras-chave:
matrimônio romano, affectio maritalis, honor matrimonii, dissolução do matrimônio, divórcio, repúdioResumo
Esta pesquisa busca representar, brevemente, em um primeiro momento, o conceito e os dois elementos constitutivos do matrimônio romano que estão em íntima relação mútua: a affectio maritalis e o honor matrimonii. No Direito Romano, a mulher passava a integrar a família de seu marido pela conventio in manum, sujeitando-se à manus (poder marital) e entretanto para a família do marido (casamento cum manu), através de três modalidades de matrimônio: pelaconfarreatio, pela coemptio ou pelo usus; ou poderia constituir o casamento em que não se submetia ao poder marital e não saía de sua família natural (casamento sine manu). Posteriormente, o texto aponta os vários modos de dissolução do matrimônio romano em dois momentos históricos de maior relevância: no final do período da República e no período pós-clássico do Direito Romano, quando o matrimônio romano foi influenciado pelo Cristianismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.