POLITIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO COMO FATOR DE ATIVISMO JUDICIAL: CONCEITUAÇÃO E CASOS
Palavras-chave:
Politização do Poder Judiciário, efetivação dos direitos sociais, ativismo judicial, conceito, caos, atuação criativa do STFResumo
O presente artigo traz uma reflexão acerca dos contornos do fenômeno não muito recente, mas ainda em construção da Politização do Poder Judiciário, cujo excesso virá a resultar no chamado ativismo judicial.
Esse ativismo judicial terá como principal ator o Supremo Tribunal Federal (STF) que, através de decisões excessivamente criativas, poderá vir a desrespeitar o Princípio da Separação de Poderes, haja vista a invasão nos Poderes Legislativo e Executivo, bem como afrontará a questão da legitimidade democrática, uma vez que os representantes do Judiciário não são eleitores.
Diante dessa visível e gritante inserção do Judiciário na arena política, a preocupação latente e que se impõe é a de vislumbrar a necessidade de impor limites para essa atuação, sob pena de adentrarmos no perigoso terreno do discurso onde tudo é possível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) fica ciente, neste ato, que a simples remessa dos originais implica a autorização para sua publicação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os artigos, a revista Cadernos de Iniciação Científica, publicação da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal, reserva-se todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação da fonte.
Os conceitos emitidos nos textos publicados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial ou da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo - Autarquia Municipal.
O(s) autor(es) dos artigos publicados terá(ão) direito a um exemplar do número que colaboraram, a ser enviado, pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – Autarquia Municipal, no endereço cadastrado na página do periódico, sendo, portanto, essencial manter os dados atualizados.