A POSSE NO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT: CONCEITO PRIMÁRIO DA EXPERIÊNCIA JURÍDICA

Autores

  • Felipe Raminelli Leonardi Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Palavras-chave:

Kant, Metafísica dos Costumes, teoria da posse, posse, Savigny, Ilhering

Resumo

A construção racional do direito realizada por Immanuel Kant encontra-se em sua obra Metaphysik Sitten [Metafísica dos Costumes]. A investigação empreendida pelo filósofo alemão perpassa pela compreensão de posse. Esta noção é que se procura investigar. A posse puramente jurídica desenvolvida por Kant, isto é, aquela que se manifesta por uma relação inter-humana e que vai além do aspecto meramente físico, mostra-se como um primeiro passo importante para compreensão e superação das clássicas teorias possessórias (Savigny e Ilhering).

Biografia do Autor

Felipe Raminelli Leonardi, Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 2004. Monitor da disciplina de Direito das Coisas na FDSBC.

Downloads

Publicado

18/08/2015

Como Citar

Leonardi, F. R. (2015). A POSSE NO PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT: CONCEITO PRIMÁRIO DA EXPERIÊNCIA JURÍDICA. Caderno De Iniciação Científica, (2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/424

Edição

Seção

Artigos