O QUE A MÍDIA TEM A NOS DIZER? - UMA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEM MIDIÁTICA QUANDO O ASSUNTO É CRIMINALIDADE

Autores

  • Natali Gomes Vancini Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Palavras-chave:

mídia, criminalidade, notícias, pesquisa, violência, televisão, jornais.

Resumo

Esse artigo trata de uma relação atual e polêmica existente na atuação da mídia quando a notícia é ligada à criminalidade e seus assuntos correlatos, como segurança pública, papéis desenvolvidos pelos diversos agente sociais (Polícia, Ministério Público, sociedade, magistrados), entre outros.

Na pesquisa realizada em outubro de 2008, desenvolvida com base no texto de Túlio Kahn ("Um Primeiro Confronto com a Realidade"), embora existam avanços no tratamento dispensado às reportagens policiais e na forma como são elaboradas (tendência geral para um tom mais moderado), confirmou-se que as distorções entre realidade e ficção persistem na apresentação das notícias, influenciando o comportamento da sociedade perante o crime e o acusado e, principalmente as políticas elaboradas para o setor da segurança pública.

Verifica-se, diante dos resultados obtidos na pesquisa, a necessidade de se reformular, com a atuação conjunta entre sociedade, governo e os próprios meios de comunicação, o tratamento dado a este tema, eliminando, desse modo, as distorções existentes e distanciando-se da ameaça de aplicação (e legitimação) do Estado de Polícia, contrário ao nosso atual estado Democrático de Direito.

 

Biografia do Autor

Natali Gomes Vancini, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

Graduação em Direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, SP.

Downloads

Publicado

09/11/2015

Como Citar

Vancini, N. G. (2015). O QUE A MÍDIA TEM A NOS DIZER? - UMA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA ABORDAGEM MIDIÁTICA QUANDO O ASSUNTO É CRIMINALIDADE. Caderno De Iniciação Científica, (7). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/250

Edição

Seção

Artigos