A AUTONOMIA COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DA IDEIA DE JUSTIÇA

Autores

  • Roberto Maximiliano Claussen PUCRS

Palavras-chave:

Autonomia, condição, possibilidade, efetividade, justiça

Resumo

O presente estudo tem por objetivo trazer uma descrição sobre a autonomia como uma das condições de possibilidade de efetivação da ideia de justiça. Há uma grande importância da discussão do tema que, ao lado da dignidade da pessoa humana, está entre os assuntos reiteradamente debatidos na Filosofia Política e na Filosofia do Direito. Para tanto será feita uma abordagem sobre a ideia de autonomia apresentada por Kant e John Rawls. Em razão da extrema relevância do assunto, não se buscará atingir uma resposta absoluta e incontroversa. Buscar-se-á descrever o diálogo existente entre os dois filósofos acima com uma breve conclusão sobre cada posicionamento. Por fim, destaca-se que o artigo tem por objetivo principal a ideia de fomentar o debate quanto ao tema, na incessante busca de encontrar algumas respostas para situações complexas que surgem diariamente nas esferas jurídica e filosófica.

Referências

DWORKIN, Ronald: A Raposa e o Porco-espinho: Justiça e Valor. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

RAWLS, John: Uma Teoria de Justiça. Tradução Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SANDEL, Michael: Justiça: O que é fazer a coisa certa. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

SEN, Amartya: A ideia de Justiça. Tradução Denise Bottmann, Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

STRECK, Lenio. Hermenêutica constitucional. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Direito Administrativo e Constitucional. Vidal Serrano Nunes Jr., Maurício Zockun, Carolina Zancaner Zockun, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/18/edicao-1/hermeneutica-constitucional

WEBER, Thadeu: Ética e Filosofia do Direito: autonomia e dignidade da pessoa humana/ Thadeu Weber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

19/12/2018

Como Citar

Claussen, R. M. (2018). A AUTONOMIA COMO CONDIÇÃO DE POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO DA IDEIA DE JUSTIÇA. Revista Da Faculdade De Direito De São Bernardo Do Campo, 24(2), 11. Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/fdsbc/article/view/939