VOTO NO BRASIL: DEMOCRACIA OU OBRIGATORIEDADE?

Autores

  • Thiago Pellegrini Valverde Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4) pela Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.

Palavras-chave:

voto, voto obrigatório, voto facultativo, liberdade, igualdade, democracia

Resumo

O voto é uma expressão de confiança, que se coaduna com a essência de democracia e, por se tratar de uma forma de escolha, deveria ser de exercício facultativo. A tendência é que muitos países do mundo flexibilizem o voto, atualizando-o conforme os preceitos democráticos, tornando seu exercício facultativo, para que seja mais que o exercício puro da cidadania e se torne verdadeiro instrumento de mudança social. A facultatividade do voto condiz mais com a ideia de democracia e com o princípio da liberdade outorgado à pessoa humana.

Biografia do Autor

Thiago Pellegrini Valverde, Mestrado em Direito (Conceito CAPES 4) pela Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo no ano de 2004. Representante Discente no Conselho Departamental da FDSBC em 2004. Monitor da Disciplina de Ética Jurídica na FDSBC.

Downloads

Publicado

19/08/2015

Como Citar

Valverde, T. P. (2015). VOTO NO BRASIL: DEMOCRACIA OU OBRIGATORIEDADE?. Caderno De Iniciação Científica, (2). Recuperado de https://revistas.direitosbc.br/CIC/article/view/447

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)